http://www.mysticfair.com.br/bannermystic2011.gif

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

HÉCATE E 13 DE AGOSTO



Supersticiosos, tremei!

Agosto, mês do desgosto, de cachorro louco, gato preto, de Sabá de Feiticeira, da deusa Hécate e de lua nova escondendo voo de Bruxa.
13 de gosto promete ser um dia daqueles, cheio de mistérios e significados ocultos. Se você é do tipo supersticioso, coloque uma ferradura atrás da porta, plante salva e alecrim e carregue sempre seu amuleto de pé de coelho (que não protegeu o pobre do coelho, que acabou perdendo o pé).

Nesse ano - que sorte a sua!, 13 de agosto não cai numa sexta-feira de Lua Nova. Hoje é quinta-feira, e de Lua Negra. Ops, como assim?
O período da Lua Negra compreende três dias, incluindo o que precede e o que antecede a Lua Nova. Então, esse 13 de agosto, dia da Deusa das Bruxas - ó céus, acontece sim numa Lua Negra.
Mas deixemos pra lá as estórias da carochinha e vamos falar sério?

HÉCATE

O nome Hécate deriva, provavelmente, da egípcia Heket, uma deusa com cabeça de rã associada ao estado embrionário do grão em decomposição que, em breve, começaria a germinar. Heket era também uma “parteira” que assistia ao nascimento do sol a cada amanhecer. A seu nome é também associada à raiz Eka/th – o mesmo epíteto de Ártemis, deusa com a qual é associada. O nome Hécate significa "a que fere à vontade" ou “aquela que age como lhe apraz".
A conexão com o nascimento vem de sua origem como Heket, mas posteriormente o mito helênico a chamou de “impura” pelo contato com o sangue dos recém-nascidos.

Hesíodo, na Teogonia, diz que Hécate é filha dos Titãs Asteria e Peres. Asteria era irmã de Leto, a mãe de Ártemis e Apolo. Uma tradição mais antiga diz que Hécate é filha de Erebo e Nyx, a noite; tradições posteriores atribuem à Zeus e Hera.
Os gregos helênicos incorporaram essa antiga Deusa ao seu panteão, assim como o fizeram com inúmeros outros deuses, tal como Afrodite, originalmente uma deusa guerreira do mediterrâneo. Apesar de fazer parte do Olimpo, Hécate estendeu seus domínios pelo céu, terra e submundo.
O próprio Zeus valorizava tanto a Hécate que teria lhe concedido o poder de dar ou negar aos mortais o que lhe pediam, incluindo riquezas e bênçãos.
Hécate é uma Deusa associada à adivinhação e previsão do futuro. Concede aos seus seguidores sonhos e visões que, se corretamente interpretados, possibilitam ver com maior clareza seu caminho.
Na Grécia, Hécate era uma deusa lunar, uma das trindades originais conectada com as três fases da lua. Era também a padroeira das parteiras, do nascimento, da fertilidade, da magia, das riquezas e da educação. Como anciã e parte de uma trindade, é associada à Perséfone (Donzela) e Deméter (Mãe) ou ainda simboliza a força escura da lua, enquanto que Ártemis é associada à lua crescente e Selene à lua cheia.
Essas três Deusas também simbolizam o céu – Selene, a terra – Ártemis e o submundo – Hécate.
Em sua associação com Perséfone, bem como com a egípcia Heket, está conectada com a morte e regeneração. Sua presença no mundo subterrâneo permitia aos pré-helênicos a esperança do renascimento e da transformação, oposta a Hades, que representava unicamente a morte.
No submundo Hécate era também conhecida como Rainha dos Mortos. Enviava seus demônios a terra para atormentar os humanos e aparecia com seus cães em encruzilhadas, túmulos e locais onde crimes haviam sido cometidos.
Hécate, acompanhada de uma matilha de 50 cães de caça ou por Cérberos, cão de três cabeças, é adorada onde as estradas se cruzam ou em locais onde haja uma cruz no caminho, especialmente em noites de lua nova. A esses lugares os gregos levavam estátuas de três rostos, chamadas Hecatea e as ofereciam juntamente com banquete ritual. Os viajantes ofereciam sacrifícios à Hecate para que essa os protegessem durante suas viagens.
Cérbero era a contraparte grega de Anubis, o deus com cabeça de cachorro, filho da deusa da morte, Neftis, que levava as almas ao submundo.

Com sua matilha de cães negros, Hécate visitava os túmulos a fim de levar as almas ao submundo. No submundo, Hécate é aquela que leva os mortos ao caminho que lhes é destinado: os que desafiaram aos Deuses Hécate conduz ao Tártato; os que não são bons nem maus, leva as pradarias de Asfódelos e os virtuosos leva aos Campos Elíseos. Hécate é também encarregada da regeneração das almas. É sua guardiã e mestra e as instrui nos ritos ocultos e mágicos, preparando-lhes para a reencarnação.
Com frequência a Deusa aparece com três cabeças: leão, cachorro e égua ou cachorro, serpente e leão. O Hectaraerion, pilar de Hécate, possui três cabeças e seis braços portadores de três tochas e três símbolos sagrados: a chave, a corda e a adaga (posteriormente transformada no athame)

Foi durante a Idade Média que Hécate passou a ser conhecida por Arpia ou Rainha das Bruxas, e teve seus poderes associados à magia negra. Para as autoridades católicas da época, as pessoas mais perigosas eram aquelas que tinham Hécate como protetora: as parteiras, curandeiras e videntes. Em nome da “purificação” da igreja, milhares de pessoas foram torturadas e queimadas na Europa medieval, 80%  delas, mulheres.
Hécate é a Deusa profética, de visão clara e conhecimento da magia e das artes ocultas. Nas encruzilhadas, é capaz de ver claramente o passado, o presente e o futuro.
Os rituais de Hécate são celebrados nas horas mais escuras e seus seguidores se reúnem para estudar a sabedoria oculta, a adivinhação, a magia, o tarô, o uso de ervas medicinais e incensos.
Na grande magia das transmutações, Hécate nos ajuda a equilibrar a escuridão do inconsciente, povoado de temores e fantasmas, com nossa imensa reserva de energias criadoras. É a tocha de luz da Deusa nos mostrando o caminho do futuro.


AGOSTO E O NÚMERO 13

O mês de agosto e o número 13 têm sido cercados por inúmeras superstições, algumas delas derivadas de fatos históricos.

Em agosto do ano 79 d.C , Pompéia foi engolida pela maior erupção do Vesúvio. Foi também em agosto de 1572 que Catarina de Médici banhou a França de sangue, mandando à morte cem mil protestantes, na famosa e terrível noite de São Bartolomeu.

A Primeira Guerra Mundial teve início em agosto de 1914 e, em agosto de 1945, as cidades de Hiroshima e Nagasaki foram devastadas pela bomba atômica.

Há exatos 54 anos – 13 de agosto de 1961, se iniciava a construção do Muro de Berlim, que separaria por quatro décadas a Alemanha.

No Brasil, agosto não foi um bom mês para seus governantes. O suicídio do Presidente Getúlio Vargas, a renúncia do Presidente Jânio Quadros e a morte de Juscelino Kubitscheck aconteceram nesse mês.

Na antiga Roma, os incêndios de agosto não eram atribuídos ao calor do hemisfério norte, mas ao dragão que pairava sobre a cidade. Na Argentina, agosto é ainda o mês do cachorro louco.

O número 13 também não é visto com bons olhos. Jesus teria sido morto numa sexta-feira 13, depois de se reunir com seus apóstolos para a última ceia.

São 12 os meses do ano, as tribos de Israel, os apóstolos do Cristo e os signos do zodíaco. Portanto, sendo correto o 12, o 13 gera desequilíbrio.

No Tarô, 13 é o Arcano da Morte. Alguns autores temiam tanto a esse Arcano que não o nomeavam.
Na mitologia, 13 de agosto é dia de Hécate e de Ártemis, e é também o dia do nascimento da deusa babilônica Ishtar.

Hino a Hécate (Teogonia, vv.404-452)
HINO A HÉCATE
(HS,405-440)
"Febe entrou no amoroso leito de Coios
e fecundou a Deusa o Deus em amor,
ela gerou Leto de véus azuis, a sempre doce,
boa aos homens e aos Deuses Imortais,
doce desde o começo, a mais suave do Olimpo.
Gerou Astéria de propício nome, que Perses
conduziu um dia a seu palácio e desposou,
e fecundada pariu Hécate a quem mais
Zeus Cronida honrou e concedeu esplêndidos dons,
ter parte na terra e no mar infecundo.
Ela também do Céu constelado partilhou a honra
e é muito honrada entre os Deuses Imortais.
Hoje ainda, se algum homem sobre a terra
com belos sacrifícios segundo o rito propicia
e invoca Hécate, muita honra o acompanha
facilmente a quem a Deusa propensa acolhe a prece;
e torna-o opulento, porque ela tem força.
De quantos nasceram da Terra e do Céu
e receberam honra, de todos obteve um lote;
nem o Cronida violou nem a despojou
do que recebeu entre os antigos Deuses Titãs,
e ela conserva seus dons da primeira partilha.
Nem porque filha única, menos partilhou de honra
e de privilégio na terra, no céu e no mar
e mais ainda , porque Zeus a honrou.
A quem quer , grandemente dá auxílio e ajuda,
no tribunal senta-se junto aos reis venerandos
na assembleia do povo, distingue a quem quer,
e quando se armam para o combate homicida
os homens, aí a Deusa assiste quem quer
e propícia concede a vitória e oferece-lhe glória.
Diligente quando os homens lutam nos jogos
aí também a Deusa lhe dá auxílio e a ajuda,
e vencendo pela força e vigor, leva belo prêmio
facilmente, com alegria, e aos pais dá gloria.
Diligente entre cavaleiros assiste a quem quer,
e aos que lavram o mar de ínvios caminhos
e suplicam a Hécate e ao troante Treme-terra,
fácil e gloriosa a Deusa concede muita pesca
e sem dificuldade também ela , a arrebata deles,
no momento exato, conforme seu animo.
Diligente no estábulo com Hermes aumenta
o rebanho de bois e a larga tropa de cabras
e a de ovelhas lanosas, se o quer o seu ânimo,
de poucos avoluma-os e de muitos faz os menores.
Ainda que unigênita de mãe,
entre Imortais é honrada com todos os privilégios.
O Cronida a fez protetora da juventude que depois dela
viram a claridade da Aurora que cintila para numerosos olhos.”

Superstições e medos à parte, vamos honrar Hécate hoje?

Imagens da web

Referências bibliográficas:

The Dark Goddess -Marcia Starck & Gynne Stern

O Oráculo da Deusa - Amy Sophia Marashinsky

Mitos e Tarôs - Dicta e Françoise

Hino a Hécate (Teogonia, vv.404-452)


interpretação e textos - Mara Barrionuevo

domingo, 2 de agosto de 2015

DIA MUNDIAL DA DEUSA PORTO ALEGRE


O projeto Dia Mundia da Deusa nasceu em 2014 e seu objetivo é conceder à Grande Mãe do mundo um dia de visibilidade onde seja possível compartilhar seus muitos mitos, histórias e diversidade de culto para que todos se lembrem ou tomem conhecimento de que a primeira religião da humanidade foi o culto à Deusa.
Em Porto Alegre, vamos comemorar esse dia honrando as múltiplas expressões e manifestações do Sagrado Feminino, numa tarde festiva, alegre e lúdica.
(clique em "Dia Mundial da Deusa" para conhecer o site)

PROGRAMAÇÃO

13h00 – Recepção dos participantes – Parque Marinha do Brasil
Av. Borges de Medeiros, 2713, no círculo das árvores
(ao lado do prédio da Secretaria Municipal dos Esportes - em frente ao Praia de Belas Shopping)
*Disponibilização de argila e tintas para confecção de uma imagem de Gaia
*Disponibilização de material impresso – Cantos para a Deusa
*Recebimento de doações e distribuição de números para sorteio de brindes (as doações serão recebidas ao longo de todo o evento)

13h30 – Palestra: A Religião da Deusa – origem e cultos 
Mara Barrionuevo​

14h00 - Danças Circulares Sagradas 
Focalizadora: Miriam Tlaija

14h45 - Palestra: A Questão Ambiental - Algumas Reflexões 
Dr. Sérgio Pessoa Ribeiro – Instituto Venturi

15h30 – Danças Ciganas 
Zingara Ponce / Kumppania Bartale

16h00 - Intervalo
*Confraternização
*Construção da imagem de Gaia para  Ritual de Encerramento
* intervenção: Danças Celtas com Selenna Molim

17h00 – Vivência: Mulheres em Círculo – Resgatando o Sagrado Feminino 
Mara Barrionuevo e mulheres do Círculo da Lua Negra
17h00 - Vivência - Homens em Círculo - Espiritualidade masculina
Therion Akkad

17h45 – Mulheres e homens em canto e dança 
*O resgate interior das crianças de Gaia

18h00 – Ritual de Encerramento 
*A Carga da Deusa 
*Mitodrama: O Casamento dos Deuses e o nascimento de Aradia
*Cantos para a Deusa e Dança Espiral

ATIVIDADES PARALELAS
* Recreação Infantil – Orientadora: Daniele Donfandi
* Arrecadação de doações de leite integral e fraldas descartáveis geriátricas tamanho GG para o Lar de Santo Antonio dos Excepcionais (http://www.larsantoantonio.com.br/)

O QUE TRAZER
Canga, manto ou almofada para sentar
Alimentos, bebidas e copos descartáveis para confraternização


Os brindes sorteados serão oferecidos pelas empresas Aromatum, Confraria dos Livros e Substrato da Pele

Coordenadora local: Mara Barrionuevo
Fones: (51) 9777.1039 / 8658.9899
circulo.da.lua.negra@gmail.com

https://www.facebook.com/mara.barrionuevo.5
https://www.facebook.com/groups/childenofmorrighan/
www.the-cauldron-of-the-goddess.blogspot.com.br
www.worldgoddessday.com