sábado, 17 de setembro de 2011
sexta-feira, 16 de setembro de 2011
Visite o site da 2a. Mystic Fair Brasil
segunda-feira, 12 de setembro de 2011
2a. MYSTIC FAIR BRASIL
PALESTRA 2a. MYSTIC FAIR BRASIL
A DEUSA ESCURA - RESGATANDO O PODER E A SABEDORIA DA SOMBRA
08 de outubro ás 10h00 no auditório 4O Sagrado Feminino e seus mistérios têm como símbolo as três fases da lua, associadas às três faces da Deusa – no crescente, a Donzela é o Graal da Inocência e a promessa do futuro; na fase cheia, a Mãe é o Cálice do Amor que gesta a vida e, no minguante, a Anciã é o Caldeirão da Sabedoria que conduz a morte e ao renascimento.
Mas a Deusa, como a lua, tem mais uma face. Nos últimos dias da minguante o fino fio de luz vai diminuindo até desaparecer na escuridão da noite. E, como a luz da lua é, na verdade, a luz do sol refletida, a lua negra é a verdadeira face oculta da lua. E é na lua negra que a Deusa mostra sua quarta face, a Escura.
Os povos antigos reverenciavam a Deusa Escura, até que uma nova cultura cercou de tabus e superstições a face oculta da lua. A Deusa, em sua face Escura, foi associada às forças malignas e aos poderes destrutivos.
O termo ‘Escura’ não se refere a um aspecto negativo da Deusa, mas ao que existe antes da luz, como a lua nova. Na mulher, o arquétipo da Deusa Escura transforma-se na sombra, o subconsciente oposto ao consciente, o lado oculto e reprimido da psique.
A sexualidade reprimida, o sentimento autodestrutivo, o medo da não aceitação, a raiva dissimulada, o eu selvagem oculto e tantas outras emoções não expressas fazem parte de nossa sombra.
Ao negar a Deusa Escura que habita em nós, estamos negando o aspecto de nosso eu que nos atemoriza e não desejamos reconhecer; aceitar e trazer à luz nossa sombra, de forma criativa e amorosa, nos possibilita a cura de nossos dores e a expressão de todo nosso potencial.
Em cada mulher prevalece alguma das muitas manifestações arquetípicas da Deusa. Reconhecer a sombra é desmistificar crenças inconscientes destrutivas que as mulheres mantém sobre si mesmas.
O objetivo desse trabalho é resgatar o poder e a sabedoria do lado oculto da psique feminina e integra-lo ao eu consciente. Nossa jornada pela sombra se fará através do arquétipo da Deusa Escura, o precioso fio que tece a teia de nossa alma.
Tópicos abordados
. Estereótipo x Arquétipo: estrutura, dinâmica e simbolismo
. As múltiplas faces da Deusa Escura
. A Deusa Escura e a psique feminina
. A sombra oculta no espelho
. Como identificar o arquétipo pessoal da Deusa Escura
. Integrando a sombra à consciência: o matrimônio sagrado interno
. Vivência
Dias 07, 08 e 09 de Outubro de 2011
Local: Universidade Cruzeiro do Sul – Unidade Anália Franco
Endereço: Av. Regente Feijó, N. 1295 (Ao lado do Shopping Anália Franco)
Informações em: www.mysticfair.com.br
Programação completa: www.mysticfair.com.br/programa.html