http://www.mysticfair.com.br/bannermystic2011.gif

domingo, 30 de outubro de 2011

Happy Halloween


Quem tem medo de bruxa má, troll carrancudo e gnomo arteiro ? Você não tem? Então prepare-se: 31 de outubro está chegando e, com ele, bruxas, duendes, elfos, sátiros e pestinhas em geral estarão soltos pelo planeta. Morra - ou corra - de medo, pois eles vão bater na sua porta - isso mesmo, na sua porta - e exigir oferendas das mais variadas espécies: bolos, balas, chocolates e guloseimas em geral. Pobrezinho de você se não atender aos seus apetites insaciáveis. Esses pequenos e temidos seres lhe lançarão um poderoso feitiço que aprenderam com seus semelhantes do hemisfério norte; olharão no fundo dos seus olhos e, como a voz rouca vinda das profundezas, entonarão o antigo encantamento: Trick-or-treat! (travessura ou gostosura!) Para se proteger, só resta a você transformar as abóboras de seu quintal em lanternas, talhando nelas as máscaras iluminadas por velas. Ainda assim, você corre o risco de ver esse antigo encantamento de proteção falhar, e aí.... ai de você! Pensa que é só isso? Saiba então que é lua nova no dia 31 , a lua das bruxas malvadas que assombram o céu escuro com seus vôos rasantes. Bem, se com tudo isso eu ainda não consegui amedrontar você, só resta falar sério.

No próximo 31 de outubro será comemorado no hemisfério norte o Festival de Sahmain, o Sabat que deu origem a festa popular do Halloween. O Samhain é uma antiga festa pagã que marcava um importante momento espiritual para o povo celta: o Ano Novo ou o tempo entre o tempo. Um período em que o véu entre os mundos era suspenso e aqueles que haviam deixado a existência terrena naquele ano poderiam passar para o mundo dos mortos; da mesma forma, os que pertenciam ao mundo dos mortos poderiam transitar na noite de Samhain pelo mundo dos vivos. Os povos pagãos acendiam fogueiras sobre os sidh - colinas, no idioma celta - e deixavam ali os Bolos das Almas a fim de homenagear os Antigos - na tradição celta, os Thuata-Dê-Dânnan ou Povo das Fadas. As fogueiras guiavam também os espíritos para o Outro Mundo, função atual das velas acesas nos velórios. Os que temiam essa noite talhavam abóboras iluminadas com faces terríveis, a fim de manter os espíritos à distância. Os atuais praticantes da Antiga Religião que seguem à risca a Tradição trabalham nessa noite, em seu sabat, com dois Círculos mágicos: um para os vivos e um para os mortos.

A festa de Halloween popularizou, de certa forma, o Festival de Samhain. As fantasias que tem como tema os seres mágicos aludem aos espíritos dos mortos; as guloseimas tem origem no Bolo das Almas e as lanternas de abóboras em lanternas antigas usadas para espantar espíritos. No hemisfério sul o Samhain foi transformado em Véspera de Todos os Santos. Na antigüidade, à época do Samhain monges católicos jejuavam e rezavam, a fim de neutralizar os malefícios provocados pelas bruxas que se reuniam em seus Círculos para homenagear Samana, o deus da morte. Mais tarde, aplicando na prática a sabedoria da expressão "se não pode vencê-lo una-se a ele", a igreja instituiu seu Dia de Finados dois dias após o Dia dos Mortos pagão.

Magia de Halloween

Queime incenso de maça, sálvia ou heliotropo e tome um banho purificador de sal grosso e ervas - arruda, alecrim e manjericão ou de outra erva de limpeza de sua preferência.

Organize duas pequenas listas em folhas brancas separadas: a primeira com aquilo que você gostaria que não mais fizesse parte da sua vida nesse Ano Novo que inicia. Aproveite para se livrar de velhos hábitos e pequenos vícios, sentimentos ruins como o medo, a angustia e o egoísmo. Na segunda lista, escreva aquilo que você quer projetar para esse Ano Novo: amor, um novo emprego, qualidades positivas como afeição, fraternidade, senso de justiça. Preste muita atenção ao que você escreve, pois os deuses estarão prestando atenção também - não gere karma desnecessário com pedidos egoístas. Listas prontas, peça o amor e a proteção da Deusa Mãe, bem como Sua atenção aos seu pedidos. Acenda uma vela e queime a primeira lista, visualizando seus problemas desaparecerem com a fumaça. Plante num vaso a segunda lista juntamente com a semente de alguma planta que você tenha certeza que vai crescer (que tal girassol?), consciente de que estará plantando seus sonhos de Ano Novo. Afinal, somos filhos do hemisfério sul e aqui quem reina são a Deusa e o Deus de Beltaine.

Se você gira pela Roda do Sul, Feliz Beltaine. Se você gira pela Roda do Norte, Feliz Samhain.

Mas, independente do girar da Roda, que seja divertido e mágico seu Halloween.

* fonte: Mara Barrionuevo para o jornal O Exotérico (setembro 1999)

* imagem da web

Nenhum comentário:

Postar um comentário