Festival de
Beltaine
Beltane - Rudemas
– Véspera de Maio (no hemisfério norte) – Cetsamhain – Giamonos
Samhain
representa o anoitecer do ano. Beltaine o amanhecer. Em ambas as ocasiões, o
véu entre os mundos está tênue.
Beltaine é a
época de se comunicar com o Povo das Fadas. Nos bosques, nessa época, crescem
círculos de cogumelos chamados de ‘anéis de fada’, e marcam o lugar onde as
fadas dançam e fazem suas comemorações noturnas.
Nesse período
os animais se acasalam e gado que estava preso é solto nos pastos. Os rebanhos
são conduzidos entre duas fogueiras, a fim de garantir uma boa ordenha.
O
espinheiro, uma árvore que tradicionalmente não é cortada ou levada para dentro
de casa, pode ser cortada nessa ocasião e representa a Deusa Branca.
O Deus agora
é um robusto jovem que se encaminha para a fase adulta, enquanto que a Deusa
está no ápice da beleza e feminilidade.
Eles irão
consumar seu amor.
Beltaine
marca a união do Deus com a Deusa, representa a fertilidade dos animais e as
colheitas do próximo ano. Comemoramos a fertilidade, o amor e o retorno do sol,
a união do feminino e masculino da Criação.
O termo
Beltaine vem de Bel, o Luminoso, senhor da vida, da morte e dos espíritos. É o
mesmo Belenos ou Baal, e pode ser também chamado de Cernnunos. Tine é a palavra
celta para fogo. Beltaine quer dizer Fogo de Bel.
Nesse
festival todo o fogo da casa era apagado e uma grande fogueira, chamada na
antiguidade de ‘fogueiras da necessidade’, era feita com galhos de nove
árvores: freixo, bétula, teixo, aveleira, sorveira, salgueiro, pinheiro,
espinheiro e carvalho. Nove homens levavam a madeira.
Nessa
fogueira era colocadas oferendas como ervas, totens animais em madeira, etc. A fogueira
era acesa ao nascer da lua, dando início ao Sabat.
Cada família
levava para casa um pouco das brasas do fogo, símbolo da renovação depois do
inverno frio.
As pessoas
pulavam a fogueira de Beltaine para se livrar de doenças e energias negativas,
para pedir bênçãos e bons partidos.
Na Irlanda,
a primeira fogueira era acesa por Ard Ri, o Rei de Tara.
O maior
símbolo de Beltaine é o May Pole, o mastro feito de tronco de árvore alta,
vidoeiro ou freixo para os antigos, enfeitado com flores e fitas.
Originalmente
a fogueira era montada em volta desse tronco de árvore decorado com vegetação e
simbolizava a união do Senhor da Floresta e a Rainha da Primavera.
O mastro
simboliza o falo e a coroa de flores sobre ele, a vulva da Deusa. A união das
fitas durante a dança representa a união do Deus e da Deusa, uma união sexual
simbólica.
As cores das fitas que representam essa união são o branco – o sêmen do Deus, e o vermelho – a menstruação da Deusa.
As cores das fitas que representam essa união são o branco – o sêmen do Deus, e o vermelho – a menstruação da Deusa.
Na
feitiçaria contemporânea as fitas ganharam inúmeras cores, cada uma
simbolizando a energia que o dançarino do May Pole deseja ver entrar em sua
vida.
Na
antiguidade, jovens entravam nas florestas para colher flores e distribuir aos
moradores das casas que encontravam pelo caminho. Em retribuição, recebiam as
melhores comidas e bebibas.
Nesse Sabat,
o Grande Rito é realizado e possui grande significado.
Na Europa
antiga, quando as pessoas se uniam sexualmente em Beltaine, as crianças geradas
eram consideradas filhos do Deus e da Deusa.
Em Beltaine,
as sementes plantadas na primavera começam a brotar. É tempo de encorajar e
nutrir magicamente o que plantamos em Ostara.
Correspondências
e tividades de Beltaine:
* cor verde
* decorar o
altar com frutos e coroa de flores
* pular a
fogueira e guardar as cinzas para encantamentos de fertilidade
* dançar em
torno do mastro
* lavar a
face com o orvalho da manhã de Beltaine
* colocar um
pedaço de tecido numa árvore e fazer um pedido ao Povo das Fadas
* fazer uma
oferenda ao Povo das Fadas
* usar coroa
de flores (mulheres) e de folhas (homens)
* fazer um ‘pacote
de Beltaine’ com galhos de nove árvores
Bibliografia: Wicca - A Religião da Deusa de Claudiney Prieto
Imagem: fogueira do segundo Festival de Beltaine que oficiei, em 1993, num sítio na cidade de Gravatai/RS
By Mara Barrionuevo
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