http://www.mysticfair.com.br/bannermystic2011.gif

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O primeiro plenilúnio de 2012

MATRIARCA DA LUNAÇÃO : "AQUELA QUE FALA COM TODOS OS SERES"

PLENILÚNIO EM CÂNCER, SOL EM CAPRICÓRNIO
em 09 de janeiro de 2012

Câncer é um signo de água, regido pela Lua, e representa a fase em que a natureza gera novas sementes e se reproduz. Tem como algumas de suas características a sensibilidade, a percepção psíquica, o amor á família (principalmente à mãe), a criatividade, a fertilidade, a geração e preservação e a facilidade de criar vínculos afetivos.

Por outro lado, a sensibilidade extrema o faz necessitar de segurança e proteção e torna-o, por vezes, incapaz de se responsabilizar por seus atos, a crescer e se tornar adulto e, na falta da família, a substituí-la por outras parceiras nas quais se sinta acolhido e cuidado.

Câncer é o signo associado à Grande Mãe e a Lua, a própria representação Dela. Nas antigas culturas que já reverenciavam a Deusa Tríplice, a observação dos ciclos lunares foi a primeira forma de entendimento dos múltiplos atributos do Sagrado Feminino. É também a Lua que rege as marés, tanto as psíquicas e emocionais quanto os mares do planeta.

Capricórnio é um signo de terra, regido por Saturno. Tem como algumas de suas características a organização, a praticidade, a responsabilidade e suficiente paciência para esperar pela concretização da estabilidade e segurança que procura.

Por outro lado, a “cabra da montanha” sobe pois almeja sempre o mais alto possível, onde possa colher status e poder e ser reconhecido como alguém que atingiu o sucesso (a forma positiva ou simplesmente egoísta dessa característica vária naturalmente, de pessoa para pessoa).

Saturno é associado a experiência sábia dos idosos. Confere prudência, determinação e sua influência é lenta e pesada, embora caminhe a passos firmes. Governa a terra, de onde a humanidade tira seu sustento, e a casa que lhe serve de abrigo. Influência o ponderar sobre como sair de nossa rotina, modelando e construindo novas vivências.

A combinação dessas forças opostas, nesse plenilúnio, nos oportuniza estabelecer novos objetivos, diretrizes e limites, afastando o que não no serve mais, como carências e dependências emocionais. Ensina-nos a emancipar a “criança carente” e nutrir a “criança interior” sem que disso resulte endurecimento emocional.

A terra de Capricórnio/Saturno, associada à água de Câncer/Lua nos brinda com a oportunidade de contatarmos intimamente com a Deusa, cujo corpo é a Mãe Terra.

LUA DA BENÇÃO

Embora tenha adotado o termo Lua da Benção, por ser esse um plenilúnio que nos possibilita entrar em contato com o divino - Deusa Lunar e Mãe Terra, a lua cheia de janeiro também é chamada de Lua do Feno, Lua das Plantas, Lua do Gamo, Lua do Trovão e Lua do Sangue (em função da volta dos mosquitos)

No calendário lunar, é tempo de reavaliar conceitos, descartar o que não nos serve mais, harmonizar a vida familiar, purificar emoções e atrair energias positivas (um dos métodos é (*) puxar a energia da lua) para saúde, abundância, amor, equilíbrio e realizações para o ano que entra.

(*) Sob a luz da lua cheia, erga as mãos em direção à lua, formando um triângulo com os polegares e indicadores se tocando. Focalize sua atenção diretamente na lua e puxe a luz prateada para seu corpo pedindo auxilio, orientação e energia para aquilo que deseja.

Quando sentir-se preenchido dessa energia lunar, agradeça a benção recebida e toque a terá com as mãos, para desfazer a conexão.

DUIR

O sétimo signo que compõe o nome do calendário celta, Beth Luis Nion.

A energia desse plenilúnio corresponde ao signo do Carvalho, Duir. O carvalho é a árvore sagrada, da qual os druidas retiravam uma planta mágica, o Gui. Um druida subia na árvore e, de forma ritualística, fazia a colheita do ramo de Gui com uma faca de ouro com um formato de uma pequena foice. Ao pé do carvalho, outros druidas recebiam a planta sagrada e a distribuíam ao povo como símbolo de saúde e felicidade.

A palavra Druida significa "aquele que tem conhecimento do carvalho"


Embora não seja Druida, sou uma Feiticeira de sorte. Colhi Gui (acima, uma imagem do Gui) em 2008, num carvalho na Ilha de Avallon, e o considero um de meus maiores tesouros.


A MATRIARCA DA PRIMEIRA LUNAÇÃO

"Aquela que Fala com Todos os Seres". É a guardiã do aprendizado da verdade, do tempo e das estações. Ensina-nos sobre nosso parentesco com todos os seres da Criação e a necessidade de honrar a verdade de cada ser, respeitando o direito de todas as formas de vida e abrindo o coração. Sua sabedoria nos sintoniza com os ritmos da vida e nos ensina sobre o uso dos quatro elementos.

Somando as energias desse plenilúnio, nos é possível a conexão plena com o Sagrado Feminino, nos sintonizando e recebendo as energias da lua cheia, num plenilúnio regido pela própria Lua e honrando a Mãe Terra através dos ensinamentos da Matriarca da lunação.

* imagens retiradas da web

* Bibliografia consultada para informações mitológicas/históricas:

The Celtic Lunar Zodiac - Helena Paterson

Livro Mágico da Lua - D. J. Conway

O Anuário da Grande Mãe - Mirella Faur

* textos e interpretação: Mara Barrionuevo

Nenhum comentário:

Postar um comentário